top of page

Pedras preciosas e cristais

Cada cristal ou pedra possui vários níveis de energia. Basicamente, seus níveis mais interiores, os núcleos, mantém a integridade apesar das energias desarmônicas. Já os níveis secundários são relativamente sensíveis ao meio ambiente energético e, à medida que as energias estáticas se acumulam nestes níveis, podem bloquear a emissão energética do mesmo.

 

A força áurica de um cristal ou pedra repelirá um percentual significativo de energia negativa. São as energias fortes e constantes que mais afetam os mesmos, assim sendo, quando estiver sentindo raiva, frustração, tristeza, ou quando ocorreu alguma briga ou discussão no local em que estão dispostos, não se afaste de seu cristal ou pedra; mas assim que ele tiver cumprido com a sua missão de aliviar este sentimento, trate dele com carinho limpando-o e energizando-o.

 

A energia que sai dos Cristais, é uma composição dos elementos da natureza e de raios vibracionais, que absorvidos pelo corpo humano, desbloqueiam e alinham os chakras, que são os sete centros de energia.

 

Cristais e pedras preciosas são ferramentas poderosas. Tente usar pedras brutas, não lapidadas, para preservar seus campos energéticos originais. O processo de polimento da pedra transforma suas ondas energéticas em quadradas,  não naturais.

 

Os cristais e pedras preciosas, após sua aquisição, devem passar por um tratamento especial de limpeza, energização e programação, pois antes deste processo essas pedras absorveram muitas energias positivas e negativas dos corpos físicos com os quais entram em contato.

 

Mestres Reiki, ativam seus yantras e mantras sobre as mesmas, segurando-as com a mão não dominante e com a outra acima delas, ative, declarando suas intenções e limpando-as, programando-as.

A limpeza de um cristal é fazer com que seja afastada toda energia negativa e positiva anteriormente absorvida por ele, mantendo-se a um ponto morto.

 

Para que a energia do cristal ou pedra ficar em harmonia com a sua é necessário fazer de vez em quando, uma limpeza energética, especialmente antes de seu primeiro contato com os cristais e ou quando eles estão acostumados a trabalhar com outras pessoas.

 

Os métodos de limpeza de energia mais utilizados são:

 

  • Águas naturais (cachoeiras, rios, lagos, mares): Consiste simplesmente em banhar os cristais ou pedras em qualquer dessas águas pelo tempo sua intuição determinar, desde que essas águas não estejam poluídas;

 

  • Água com sal marinho: Coloque os cristais ou pedras em um recipiente contendo água e sal grosso. Deixe-os por algumas horas e quando removê-los, lave em água corrente para remover o excesso de sal. Este método só é aconselhável para pedras preciosas rígidas e transparentes, já que algumas pedras preciosas opacas, como a malaquita ou chrysocolla não reagem bem com o sal, e podem perder o seu brilho e cor;

 

  • Defumação: Acenda o incenso de sua escolha (sálvia, cedro etc.). Se estiver limpando um cristal ou pedra preciosa para um chakra específico, use as ervas relacionada ao mesmo. Defume todas as faces do cristal e toda a sua área, pelo tempo que você achar necessário;

 

  • Drusas (para a limpeza de pedras pequenas): Coloque as pedras preciosas em uma drusa de cristal de quartzo incolor (um cluster) e deixe-as por um longo tempo, até que achar que são limpas e recarregadas. As drusas são auto-limpantes e auto-energizantes, pois, têm múltiplas bordas de cristais.

 

  • Respiração: Visualize uma luz branca, ou violeta, e sopre em seu cristal, com a clara intenção de limpá-lo e livrá-lo de toda a energia negativa. Inspire luz branca e / ou violeta e expire pela boca sobre o cristal.

 

  • Chuva: Deixe o seu cristal sob uma forte chuva. É um ótimo método de limpeza. Se tiver raios e trovões, melhor;

 

  • Selenita: O mais prático, eficiente e rápido para limpar energeticamente quaisquer cristais ou pedras preciosas, método natural é usar uma pedra da lua. Para isso, coloque em uma superfície plana, um bastão de selenita e na frente um cristal de quartzo, cuja ponta deve ser direcionada para todas as pedras preciosas que estão precisando de limpeza (qualquer tamanho e quantidade). Deixe-os nessa posição por cerca de trinta segundos, e eles já estarão todos limpos e energizados simultaneamente. Essa limpeza serve para qualquer objeto e ambientes.

Métodos de limpeza

Métodos de energização

Reenergizar permite que o cristal tenha a sua energia reposta, deixando-o pronto para uso imediato. Depois de limpar os cristais, é aconselhável energizá-los, ou seja, "carregar sua bateria".

 

Os métodos mais comuns são:

 

  • Sol: Deixe seu cristal depois de ser lavado e limpo, diretamente sob a luz solar, de preferência na parte da manhã até o meio dia.

 

  • Lua: Se quiser energizar seu cristal com energia mais intuitiva, mais feminina, coloque-o diretamente exposto à luz da Lua (crescente ou lua cheia, de preferência).

 

  • Sol e Lua: exponha à luz da lua durante a noite toda, e, em seguida, para a luz do sol até o meio dia. É um método de energização muito forte.

 

  • Terra: Como os cristais provêm da Terra, também podemos energizá-los com a energia telúrica, que vem do centro do planeta. Para fazer isso, basta colocá-lo no chão para um mínimo de três horas. Não é necessário enterrar os cristais, basta deixá-los em contato com o solo. Pode enterrá-los no jardim ou vaso.

 

  • Tempestade: Outra forma poderosa de energizar seu cristal é esperar para a formação de uma tempestade, com muito vento, chuva, raios e trovões, e colocá-lo exposto a essa energia.

 

  • Energização com as mãos: coloque o cristal em suas mãos e gire-o para aquecê-lo, enquanto visualiza que está enviando energia de suas mãos para ele. Além disso, use o método de respiração para recarregá-lo, inspirando e expirando luz branca. Esta luz carrega um grande poder para dentro do cristal.

 

  • Drusa: Da mesma forma que limpam, as drusas também podem reenergizar o cristal. Basta colocá-lo em uma drusa por no mínimo três horas.

 

  • Selenita: Durante o processo de limpeza com um bastão de selenita, os cristais e pedras preciosas já estão sendo energizado automaticamente.

 

  • Incenso: defume-os com incenso. Use salvia ou cedro, mas se está energizando-o para um chakra específico, use as ervas apropriada para isso.

 

  • Círculo de cristais: Monte um circulo de cristais ativados, de preferência do lado de for a da sua casa, em contato com os elementos da natureza, e coloque o cristal ou pedra a ser energizada no centro.

 

 

 

Pode sentir a necessidade de recarregar seus cristais, energizando-os. Quando os cristais são utilizados, tornam-se muito suscetíveis as vibrações de pessoas e podem assimilar e manter essa energia, então eles devem ser limpos e recarregados depois de cada tratamento.

 

Este é um bom exercício:

 

Após a limpeza e energização, coloque o cristal em sua mão esquerda;

 

  • Eleve o seu pensamento e imagine que esta dentro dele, sentindo sua temperatura e recebendo sua luz cromática (a mesma cor do cristal);

 

  • Fique por um tempo recebendo essa luz;

 

  • Saia mentalmente do cristal, mas continue a receber a sua luz;

 

  • Passe o cristal para a sua mão direita e doe essa energia na forma de luz colorida, para as pessoas que estão mais próximas, para as pessoas que vêm à mente, para quem você queira ou para todos, e traga-a de volta para si.

 

Faça este exercício diariamente, em uma hora de repouso, para renovar o seu espírito, isso irá equilibrar suas energias, deixando sua mente mais clara e melhorar seu raciocínio.

Métodos de Programação e de Consagração

A programação complementa a energização dos cristais, ao determinar o  propósito e como devem ser programados para uma finalidade específica. Para isso, escolha um lugar calmo e tranquilo, de preferência longe dos ruídos que distraem a sua atenção e mantenha-os em sua mão dominante.

 

Coloque os cristais em frente sua testa, feche os olhos. Visualize com muita convicção que somente bons pensamentos, cheios de energia positiva estão sendo transferidos para eles, carregando-os completamente, enquanto diz mentalmente algo como:

 

"Este cristal vai curar  <   diga o que esse cristal irá fazer > ."

 

As reticências devem ser substituídas pelo nome da doença (física, mental, etc.) que quer tratar. Este ritual deve durar pelo menos 10 minutos, no entanto, se for interrompido, deve ser reiniciado.

 

A interação entre um cristal e uma pessoa ocorre na dimensão em que a energia é mais sutil. As emanações das energias do cristal atuam no campo da aura humana, os chakras as absorvem e distribuem em todo o Nadis e, posteriormente, será transformada em energia mais densa, que entrará no corpo físico.

 

Lembre-se que deixando cristais em sal, ou em água corrente os limpam e não desprograma, mas se deixá-lo na água com sal sim. Não utilize sal em âmbar, esmeralda, lápis-lazúli, opala ou turquesa.

Mestre Elemental - a Magia das energias

Os cristais, pedras e metais contém um microuniverso dentro de si, cada um com um “plano dimensional”, que ao longo dos milênios, denominamos de Elementais.

São esses seres que estão por traz das energias emanadas por cada uma das pedras relacionadas nessa seção e além deles existem os elementais que guardam as plantas e colhem suas essências plasmáticas, que são amplamente utilizados em benzimentos, banhos e defumação.

O que poucos sabem é que esse Universo está ao nosso alcance!

Podemos “plasmar” todas essas energias, nos conetando e pedindo o amparo e apoiando esses seres, juntamente com os demais elementais que conhecemos, os Elementais do Ar, as fadas, os Elementais da Terra, gnomos, duendes, etc., os Elementais das Águas, as ondinas, tritões sereias, nereidas etc., os Elementais do Fogo, as salamandras, os flames etc. Até podemos pedir a interseção dos Logus Planetários, os elementais planetários.

Mas como conseguir isso? Como ampliar a atuação das energias das pedras, cristais, ervas, velas, etc.? Como o Reiki interage com esses seres?

É muito simples! Seja um Mestre Reiki Elemental! É pura Magia! Estou te esperando!

Saiba como aqui mas enquanto isso, curta nossa pagina no Facebook

Gemas e suas Propriedades

Cada pedra ou  cristal tem sua própria energia. Para mais detalhes sobre as suas propriedades, confira abaixo e veja qual é o melhor para você. Mas se quer produzir o seu próprio amuleto, escolha peças feitas de prata ou ouro, pois estes metais agem como correntes para a transmissão de cargas de energia.

Abalone

Apesar de não ser um cristal essa casca de molusco incorpora todos os aspectos do elemento água, incluindo amor, beleza, delicadeza, carinho e pode ser associado a todos os chakras, atuando nos problemas emocionais, limpando o coração das emoções negativas e reconfortando a mente e o corpo. Ativa a intuição e o desenvolvimento psíquico. Relaxa os músculos, auxiliando também em problemas de má digestão.

 

Ágata  

As ágatas são pedras aterradoras de energia e ajudam a alcançar o equilíbrio físico e mental. É uma das pedras mais comuns da terra e gera autoconfiança, além de fortalecer o coração, ajudando o equilíbrio físico e mental. Deve ser usada contra a inveja.

 

Ágata axinite  

Amplifica o efeito de outras pedras.

 

Ágata azul-lace             

Absorve e dissipa a energia negativa. Nutre o instinto maternal e ajuda na lactação. A água desta pedra proporciona sono profundo, pesadelos e protege espanta visões da noite.

 

Ágata Botswana           

Simboliza sorte, fortuna, e protege a propriedade contra os ladrões. Recomendado para as pessoas em contato com o calor e fumaça. Ajuda a parar de fumar.

 

Ágata Marrom               

Traz sorte, sucesso, coragem e proteção.

 

Ágata Musgo

Alivia a depressão restaurando o equilíbrio mental e emocional. Indicada para as pessoas que têm sentimentos sexuais reprimidos.

 

Ágata Vermelha           

É uma pedra de autoconfiança. Tem propriedades eletromagnéticas e uma irradiação de energia de alimentação excepcional. É a guardiã dos bebês, prevenindo as doenças na mãe e filho.

 

Água-marinha               

Clareia a percepção, fortalece o fígado e os rins. Está ligada ao equilíbrio das relações. Traz calma e paz. Pedra relaxante, aliviando a tensão, reduzindo o estresse e esgotamento físico e mental.

 

Amazonita       

Acalma e nos ajuda a filtrar as informações e associá-las com a nossa intuição. É a pedra de comunicadores. Traduz poder e prosperidade.

 

Âmbar

Limpa e ativa o corpo. O seu efeito é especial para o cérebro. Alivia dores de cabeça e dores no pescoço. Auxilia aqueles que estão desesperados e precisam de algum tipo de alívio.

 

Ametista           

Impede vícios. É boa para insônia e enxaquecas. Significa transmutação, proteção e espiritualidade. É a pedra da renovação, mudança de fase, é usada para tudo. Abre o canal de espiritualidade. Ajuda na recuperação, quando estamos em situações de perda. Cristal dotado de energia calmante, ajudando as pessoas com problemas de insônia e todo tipo de tensão. É muito eficaz na dor de qualquer natureza, auxiliando na cicatrização e em casos de sinusite. É, portanto, uma pedra polivalente. Desperta o processo de transformação, a intuição e traz equilíbrio espiritual. Sua cor representa a vibração máxima do terceiro olho e pode ser colocado diretamente no sexto chakra para introduzir a meditação.

 

Apatita              

Alivia o stress, facilita a expressão. Dissolve a tensão nervosa.

 

Aventurina     

Ajuda-nos a receber o poder de cura da natureza e da floresta. Se for utilizada no peito ou para estresse atua no sistema nervoso. Em dermatologia pode ser utilizada para curar furúnculos, verrugas e eczema.

 

Calcita

Estabelece pontos de conexão entre pessoas e situações difíceis de conciliar.

 

Chrysoprase   

Ajuda a acalmar e sentir-se menos egoísta. Faz com que a pessoa fique receptiva a novas situações. Estimula a criatividade e aumenta a fertilidade. Também é boa contra a arrogância e egoísmo.

 

Citrino

É a pedra do dinheiro e criatividade. Desenvolve segurança e calma, tornando-nos menos sensíveis e mais realista. É a pedra da realização pessoal. Muito eficaz na concretização de negócios, trabalho e emprego. Simplifica a vida todos os dias, esclarecendo a confusão mental. Auxilia na digestão, devendo ser colocada na água, para energizá-la.

 

Cristais com dupla terminação (com acabamento natural em ambas as extremidades)

Este cristal faz conexões, abrindo caminhos. Cuida de todos os pontos de conexão do corpo, ossos, nervos, músculos. É indicada como uma ajuda para a tendinite, bursite, artrite, coluna vertebral, distúrbios cerebrais e tratamentos de juntas. Ajuda a se comunicar com as pessoas e a dissolver as diferenças entre as mesmas.

 

Cristal de rocha            

Estimula habilidades psíquicas e espirituais. Dá proteção e aumenta a sensibilidade. Significa energia positiva, meditação, equilíbrio.

 

Cristal Esfumaçado     

Equilibra as emoções e ajuda a resolver os problemas.

 

Dolomita          

Alivia o stress e ajuda a ter bom humor. Também é boa para a falta de recursos ou o medo do fracasso.

 

Drusas (Cluster de cristais brancos)

Mostram o lado positivo das coisas. Nos ajuda a ver e trazer a luz quando estamos envoltos em dificuldades. Clareia situações. É a pedra para a alma, equilibrando pessoas e o meio ambiente. Traz em otimismo. Descarrega as energias negativas de outras pedras, de objetos, pessoas e locais.

 

Esmeralda       

Mestre em amor, é a pedra de abundância, o equilíbrio, a purificação, a memória, a inteligência. Influência o sistema imunológico. Traduz o equilíbrio físico, emocional e mental. Esse prazer pedra resgata esperança. Traz-nos apoiar em situações adversas. Aguça a percepção dos sentidos, aumentando a sensibilidade. Permite sensualidade.

 

Fluorita             

Aumenta a concentração e inteligência. É boa para problemas cerebrais e para aumentar a concentração nas atividades físicas. É a pedra da intuição, sorte e confiança. Excelente para a limpeza da aura. Ajuda a comunicação inter-dimensional e está ligada ao planeta Júpiter.

 

Granada           

Purifica o sangue, traz coragem, criatividade e rejuvenescimento. Melhora a autoestima e protege contra pesadelos. Estimula e aumenta a coragem, ajudando-nos a tomar decisões. Indicado para o cansaço físico e fadiga relacionada à sexualidade.

 

Haliote              

Atua nos músculos, coração e má digestão.

 

Haulita              

Fortalece os ossos, articulações, dentes e unhas. Ele ajuda na dieta e retenção de líquidos, por isso é boa para inchaços nos joelhos, pernas etc.

 

Hematita          

Ajuda na circulação sanguínea e reumatismo. Melhora a autoestima e os sentimentos de não ser capaz de se defender. Absorve a radiação da terra e da água. Dá otimismo, coragem e vontade. Útil em projeções astrais.

 

Jade     

Pedra de alta proteção. Ajuda a pessoa a libertar-se de pensamentos e energias negativas. Boa para o coração, o sentido físico e espiritual.

 

Jasper Leopardo          

Estimula e ajuda a identificar situações falsas.

 

Jasper Marrom             

Ajuda as pessoas a encontrar a estabilidade e equilíbrio. Beneficia o sistema imunológico, eliminando toxinas.

 

Jasper sangue / heliotrópio   

Incentiva dá equilíbrio e clareza mental. Ajuda na autorrealização e aqueles que exigem carinho incondicional. Ajuda na resolução de conflitos, doenças e inimigos distantes. Aguça o sentido da prática, objetividade e o instinto de sobrevivência.

 

Jasper Verde  

Traz um grande equilíbrio entre o passado e o presente. Ajuda na digestão e limpeza dos órgãos. É boa para os lares problemáticos, pois promove a compreensão, a intuição, calma e sensibilidade.

 

Jasper Vermelho          

Traz proteção, vitalidade e aumenta o poder sexual. Liberta a alma de bloqueios e restrições. Reduzir o tabagismo e álcool. Para sangramento e protege a gravidez.

 

Lápis lazuli      

Purifica a mente e o espírito. Boa para o sistema respiratório, garganta e pulmões. Usada principalmente para o desenvolvimento espiritual, também indicada para aqueles com problemas de comunicação, de se expressar, falar. Ajuda na autoexpressão e reforça o poder existente na pessoa. Abre o terceiro olho. É uma "pedra de amizade" e promove o relacionamento entre as pessoas.

 

Madeira petrificada  

Equilíbrio físico e mental.

 

Malaquita        

Para relaxar e distúrbios neurológicos. Também para aqueles que se esforçam demais para controlar sua realidade. Desbloqueia e equilibra canais e gera sucesso. Tem um poder curativo e de limpeza de alta potência. Abre o chakra do coração. Equilibra o chakra do plexo solar e de autoexpressão. Protege crianças.

 

Obsidiana        

Energia masculina. Afasta a negatividade e o excesso de sensibilidade.

 

Olho de Falcão              

Impede que o mau olhado e clareia a percepção.

 

Olho de Tigre 

Protege refletindo a negatividade à sua origem. Boa para o coração, aumenta a confiança e ameniza a asma. Tem o poder de limpar a interferência externa e interna, ajustando as inadequações, tais como pensar uma coisa e dizer outra. Auxilia as pessoas que têm problemas para falar, de expressar-se em geral. Canaliza energias para o centro. Protege contra a inveja e os maus espíritos. Aumenta a força de vontade e confiança para alcançar metas. Atrai pessoas de apoio e de propriedade.

 

Ônix preto       

Pedra mostrando um poder positivo. Equilibra o corpo e a mente,  reduzindo as preocupações, ansiedades, emoções descontroladas e paixões.

 

Opala  

Para aqueles que precisam lutar muito para controlar sua realidade.

 

Pedra da Lua / Selenita          

Pedra da Mulher. Ajuda a situações pessoais e emocionais. Fria, acalmo e tranquiliza. Facilita a abertura para assuntos espirituais. Estimula o crescimento. Ajuda na fertilidade.

 

Pedra do Sol   

Sucesso em geral. Melhora a sexualidade.

 

Pirita   

Benefícios do sistema respiratório e circulatório. Traz prosperidade e fortuna.

 

Jasper 

É benéfico em doenças do sangue e do fígado, e em processos de desintoxicação. Ótimo para o sistema circulatório.

 

Quartzo Azul  

Bom para comunicação, esperança e felicidade. Ajuda a purificar o sangue. Fortalece a imunidade do organismo contra doenças.

 

Quartzo branco ou cristal de rocha  

Multiuso, servindo para todos os fins. É emocionante; equilibra as energias, ativa e desativa energias. Limpa o campo da aura. Bom para stress. Promove o fluxo de energia por todo o corpo, alinhando os chakras através de vibração que reflete e irradia com sua luz branca. Excelente para meditação. Auxilia na realização de metas.

 

Quartzo fumê

Pedra adequada para a implementação de aplicações. Bom para os ossos, pés, pernas e joelhos. Sintoniza o indivíduo com a energia do planeta. Canaliza a energia da luz branca do chakra coronário para o primeiro chakra, de modo que enraíza a mesma no plano físico. Neutraliza as energias negativas.

 

Quartzo rosa  

Pedra do amor, mas, apenas não deve ser dado a um ente querido, quebra o feitiço de amor. Nos ajuda a nos perdoar e a amar a nós mesmos, ter fé e bem-estar. Pedra de harmonia e extremamente reconfortante. Auxilia-nos no resgate da autoestima, elimina a falta de afeto e alivia a depressão, insônia, ansiedade e agressividade. Estimula o amor e abre o chakra do coração. Aumenta a confiança e ajuda a limpar removendo a mágoa, ressentimento, culpa e medo. Gera amor verdadeiro.

 

Quartzo rutilado          

Para bronquite e asma. Dirige e amplifica a energia de outras pedras para áreas problemáticas. Poder de cura excepcional. Transmuta negatividade e aumenta a capacidade de tomada de decisão e determinação. Ajude-nos lembrar os sonhos e dissolução do passado.

 

Quartzo Verde              

Auxilia no negócio e mudanças em geral e nos processos de cura, dissolve pensamentos e sentimentos que podem causar doenças psicossomáticas. Excelente para a cura de doenças. Atua aumentando a empatia da pessoa, ajustando o emocional e o físico dos efeitos destabilizadores, das tensões que causam doenças. Fortalece a saúde do corpo físico em geral, tonifica e estimula a circulação sanguínea e restaura as energias do corpo.

 

Rhodochrosite              

Pedra de amor e carinho. Nos causa alegria,  bons pensamentos. Bom para o coração e câncer. Melhora a qualidade do sono., aliviando a exaustão devido à frustração.

 

Rodonita          

Para trauma, confusão e falta de confiança.

 

Sodalita             

Acalma e purifica a mente. É recomendada para quem trabalha com raios-x ou tenha contato com equipamentos de material radioativo. Tem o poder de limpar a interferência externa e interna, ajustando as inadequações, tais como pensar uma coisa e dizer outra. Ajuda as pessoas que têm problemas para falar e se expressar em geral. É a pedra de comunicação e percepção. Promove a harmonia e coragem. Ideal para pessoas hipersensíveis e reativas. Age como um escudo de energia, impedindo a absorção de energia de outras pessoas ou ambientes. Ajuda a ser objetivo.

 

Topázio             

Significa prosperidade, sabedoria. Supera traumas e alivia a fadiga mental. Pedra do progresso. Aumenta o

nível de consciência para que a pessoa produza o que tem de melhor. Enriquecedor em todos os sentidos. Auxilia a função respiratória, pode ser usado no tratamento da asma, bronquite e tosse.

 

Turmalina bicolor      

Desenvolve a autoestima.

 

Turmalina preta          

Uma das pedras mais poderosa para a proteção. É energizante e deve ser usada contra a inveja, pois protege transmutando energias negativas em positivas. Ótima para energizar o fígado. É a única pedra negra que desvia energia negativa em vez de absorvê-la. Transforma conceitos brutos em sabedoria. Alinha os corpos físico, mental, emocional e espiritual.

 

Turmalina rosa            

Indicado para pessoas com dificuldades de relacionamento. Acalma emoções e está ligada ao processo criativo.

 

Turmalina Verde        

Age sobre o sistema nervoso central, imunológico e no cérebro, curando-os. É energia, rejuvenescimento, estimulando a criatividade e a espiritualidade.

 

Turquesa         

É sagrada para os budistas e tibetanos, simboliza o mar, a profundidade da alma, e o céu, ascensão ilimitada. Traz equilíbrio emocional, protegendo o corpo contra a radiação terrestre, ajuda contra angina, problemas pulmonares e nervos na gagueira. É a protetora dos viajantes. Trabalha diretamente em tristeza profunda, proporcionando alívio. Devido a essa característica ajuda no tratamento da depressão em geral.

bottom of page