top of page

Reiki, cobrar ou não cobrar?


Alguns questionam o fato de reikianos cobrarem pela aplicação de Reiki...

Esse questionamento sempre existirá...

Questionam que basta amor, boa vontade e uma pessoa Iluminada, pode fazer curas maravilhosas. Questionam que não precisa ser iniciado no Reiki para enviar Reiki, que todos podem fazer a “tal” da auto outorga, ou auto iniciação...

Mas é uma opção pessoal; poder pode, mas precisa da sintonização efetuada por um Mestre ou então estará doando a própria energia... Como disse, é uma escolha pessoal, de quem aceita dividir com ela o Karma de outras pessoas... Reiki não é religião, é uma técnica terapêutica e o reikiano pode se contaminar se não souber o que fazer e lamentavelmente, muitos não sabem... Muitos querem “salvar o mundo”, se sentir um escolhido, um iluminado...

Isso é bom, mas tem que ter limites. Excesso de energia nos chakras Cardíaco, no Frontal ou no Coronário, normalmente são as causas desses comportamentos, ou como aprendi com um dos meus Mentores, são dividas de vidas passadas, onde acumulou-se Karma pela exploração da religiosidade.

Não basta enviar energia, precisa se aterrar, se blindar antes do tratamento, saber romper o contado ao término da aplicação e depois transmutar as energias negativas, evitando que fiquem “soltas” no final.

Quanto a cobrar, como já disse o Reiki não é religião, é terapia e como terapeuta, as pessoas tem que pagar para aprenderem e tem que ter um meio de sustento na vida material, por isso é pago, além de que as pessoas não valorizam o que ganham gratuitamente, como o próprio Mestre Usui descobriu, basta conhecer o caso dos mendigos de Kioto...

Alguns aplicam Reiki gratuitamente o tempo todo, mas é como pedir para um psicólogo, um médico te atender gratuitamente, sempre... Questionam que a energia é universal e gratuita, mas um agricultor também não cria as frutas que vende, elas crescem absorvendo essa energia, que é gratuita. Ele cuida do crescimento delas e ganha o seu sustendo vendendo-as, um fruto do seu trabalho. Mesmo os tratamentos que kardecistas e umbandistas fazem, atendendo "gratuitamente", é pago... Só que indiretamente... Quem paga pelas instalações, pelo aluguel do centro, as cadeiras, mesas, pela conta de luz, água, papel higiênico, flores, velas etc?

Se alguém recebe de graça, tem alguém pagando para que essa pessoa receba, e isso normalmente é feito pelas pessoas que fazem parte da casa de oração ou pelos "envelopes" que passam, para doações voluntárias. Isso banca os custos, que não são poucos... Como muitos reikianos, recebo muitas orientações dos meus mentores e as passo gratuitamente, inclusive faço doação de Reiki semanalmente, com meu Círculo de Reiki para Pets on line, toda quarta feira as 22 horas, horário de Brasília.

Assim como tantos outros anônimos, doo gratuitamente ao longo do dia. Por exemplo, quando vejo uma situação desbalanceada energeticamente na rua, no supermercado, em uma praça etc., envio Reiki e ninguém fica sabendo, mas se vou dar um curso ou fazer um atendimento, tenho que cobrar, pois também paguei pelos cursos que fiz e pago pelos livros, internet etc.

Como todos, pago indiretamente com o meu tempo de estudos... Quem fez um curso de Reiki sabe que no início, nos Estados Unidos, cobravam US$ 10.000 (dez mil dólares) pelo curso...

Meu conselho? Aprenda a conviver com críticas.

​Seja você também um Mestre ou uma Mestre Reiki Usui Tibetano ou Mestre Reiki Elemental. Veja como atuamos e o conteúdo programático dos cursos, confira a data da próxima turma e descubra uma nova realidade, que sempre esteve a sua volta!! Veja a opinião dos nossos alunos. Estaremos te esperando!

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page