top of page

Gassho, a Meditação que todo Reikiano deve fazer diariamente


O sistema de Reiki do Dr. Mikao Usui, tinha por base três pilares: GASSHO, REJI-HO e CHIRYO, cuja prática é extremamente valiosa na aplicação do Reiki. Vamos falar sobre a primeira:

Literalmente GASSHO significa “duas mãos que caminham juntas” e é uma forma de meditação que nos leva ao “Grande Vazio”. É recomendável praticá-la logo ao levantar, ou antes de deitar, durante 15 a 20 minutos antes da aplicação do Reiki. É a primeira etapa de um tratamento de Reiki.

Para praticar a meditação Gassho, sente-se com os olhos fechados e as mãos postas diante do peito, em prece. Concentre toda a atenção no ponto onde os dois dedos médios se tocam. Procure esquecer a realidade a sua volta. Se pensamentos sobre o seu dia começarem a passar pela sua mente, apenas observe-os e veja-os afastarem-se.

Por isso, relaxe o quanto puder e em seguida volte ao ponto onde os dois dedos se encontram.

Quando sentir um bom nível de tranquilidade mental, repita pausadamente, refletindo suas palavras, os cinco princípios do Reiki:

  • Só por hoje, não me preocupo.

  • Só por hoje, não me irrito nem me critico.

  • Só por hoje, agradeço as minhas bênçãos e sou humilde.

  • Só por hoje, ganho a vida honestamente.

  • Só por hoje, sou gentil e amável com todos os seres vivos

Alguns preferem manter as mãos junto ao Chakra Laríngeo, já que ele representa o início da comunicação com o mundo espiritual, responsável pelos “insights” do reikiano ao longo da sessão.

Outros preferem deixar as mãos junto ao Chakra Cardíaco. Ele é a morada do Amor Incondicional. O Chakra Cardíaco além de ser o mais sagrado é o mais significativo para o Reiki, pois atua como um mecanismo regulador, um ponto de equilíbrio entre os três chakras básicos e os três chakras superiores do nosso corpo físico.

Quer saber mais sobre as diversas técnicas de meditação, de respiração e muitas outras?

Veja o conteúdo do nosso blog, da nossa biblioteca virtual e dos nossos cursos e se interessar, comece a pensar em se tornar um reikiano. Seu Mestre Interior irá lhe guiar nessa jornada.

Namastê!

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page